.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cri-Cri, o Avião Elétrico

Inovação e ecoeficiência são as palavras chaves na EADS. Após o voo cm um avião usando combustível baseado em algas, a EADS está agora focando um novo desafio de um propelente com emissão zero.



Em parceria com a Aero Composites Saintonge e a Greencri-cri Association, a EADS Innovation Works apresentou o Cri-Cri, o primeiro avião totalmente propelido por motores elétricos. O avião de demonstrações aéreas foi apresentado no Green Aviation Show, Le Bourget de 18 a 22 Junho.
Esse avião de demosnstração aérea incorpora inúmeras inovações tecnológicas tais como estruturas em materiais compostos ultraleves que reduzem o peso e compensam pelo peso adicional das baterias dos quatro motores elétricos com pás contra-rotatórias que propelem o avião com zero emissão de CO2 e significativa redução de ruído comparados aos motores térmicos. A energia é armazenada em baterias Lítio de alta densidade.
A utilização combinada destas inovações tecnológicas ambientalmente amistosas permitem ao Cri-Cri a seguinte performance: vôo autônomo de 30 minutos ao uma velocidade de cruzeiro de 110 km/h, 15 minutos de acrobacias aéreas a velocidades de até 250 km/h, e uma taxa de ascensão de aproximadamente 5.3 m/sec.
Os testes de voo iniciarão nos próximos dias, e esse avião de quatro motores elétricos é o início de uma nova geração de aeronaves ambientalmente amistosas e de alta performance.

A EADS é uma líder mundial nas áreas aeroespacial, defesa e serviços relacionados. Em 2009, o Grupo – compreendendo a Airbus, Eurocopter, EADS Astrium e a EADS Defence &
Security – gerou um faturamento de € 42.8 bilhões e empregou uma força de trabalho de mais de 119.000 pessoas.

Fonte: DefesaNet

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom a postagem.