.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Irã planeja desenvolver mísseis de longo alcance



Tradução: Comandante Melk

Irã planeja desenvolver seus próprios mísseis de longo alcance para proteger suas fronteiras aéreas, disse o ministro da Defesa da República Islâmica, Ahmad Vahidi.

“O Irã está empenhado em criar mísseis de longa distância que será utilizado para proteger a segurança aérea passiva”, afirmou em entrevista ontem a agência iraniana Mehr.

Segundo o canal em inglês iraniano Press TV, Teerã tomou esta decisão após o congelamento dos fornecimentos russos de mísseis antiaéreos ao Irã S-300 sujeitos as novas sanções que o Conselho de Segurança da ONU impos ao Irã em 09 de junho de 2010 por sua recusa em suspender o programa nacional de enriquecimento de urânio.

A Rússia e o Irã assinaram um contrato de fornecimentos de S-300, em 2005. Em 2008, a agência estatal IRNA anunciou o início da entrega dos sistemas de defesa aérea russo mencionados. Posteriormente, fontes do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia negou a informação.

Os EUA e outros países ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares sob o disfarce de seu programa civil de energia atômica. Teerã nega as acusações e diz que seu programa nuclear é voltado para atender a demanda de energia doméstica.

Fonte: Ria Novosti

Nenhum comentário: